DO SONHO À DOCÊNCIA: conheça a trajetória da professora Ivoneide Bezerra

Reportagem: Laurence Campos

Pense bem: com certeza, você tem um professor ou professora que marcou a sua infância. Você pode até chamá-lo(a) de “tio” ou “tia” e isso já é um sinal de que o carinho por ele(a) é tão grande que é como se fosse da família. Neste Dia dos Professores, a gente resolveu contar a história de uma querida professora que tem mais de 03 décadas em sala de aula: uma forma de homenagear os profissionais que são a essência da educação.

Professora de Língua Portuguesa, Ivoneide Bezerra
Fonte: UFRN

Ivoneide Bezerra de Araújo Santos Marques nasceu em 17 de abril de 1961 na cidade de Macau, distante 190 km da capital do Rio Grande do Norte. Entre bonecas, cabos de vassoura e outras crianças da família, a menina do interior usava a imaginação, acredite, para ensinar: brincar de ser professora era uma de suas atividades favoritas. A inspiração vinha da alfabetizadora Maria Dega, responsável por seu primeiro contato com a educação. O amor pela docência, descoberto ainda na infância, a fez concluir qual profissão escolher.

Com o passar do tempo, as brincadeiras deram espaço à dura realidade: em 1973, mudou-se para a capital potiguar com os três irmãos e a mãe, que sustentava a família sozinha. Aos 15 anos, Ivoneide já trabalhava e estudava com o intuito de ajudar na renda de casa, mas sem deixar de lado o sonho de ser professora.

Com os pés firmes no chão e o olhar no horizonte, Ivoneide deu o primeiro passo importante rumo à docência: ingressou no curso de Licenciatura em Letras Português na UFRN. A partir daí, entre livros, canetas, dicionários e muita determinação, ela percorreu uma trajetória brilhante: hoje, possui Especialização em Leitura e Produção de Textos; Mestrado e Doutorado em Estudos da Linguagem; e Pós-Doutorado na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Ivoneide Bezerra em sala de aula.
Fonte: Prefeitura Municipal de Natal

Durante os mais de 30 anos como professora, já atuou em turmas do Ensino Fundamental, Ensino Médio, Graduação e Pós-Graduação – muitas delas do IFRN. Há 12 anos, Ivoneide Bezerra é um dos grandes talentos acadêmicos do Instituto e, atualmente, coordena o Curso de Especialização em Língua Portuguesa e Matemática numa Perspectiva Transdisciplinar; o Grupo de Pesquisa “Letramentos, Educação e Identidades”; e o Projeto de Letramento na Formação de Professores de Língua Portuguesa e Matemática (e essas funções, apesar de importantes, não revelam parte do trabalho que ela vem desenvolvendo na instituição).

Com tanto caminho percorrido, do sonho à realidade, você acha que a professora Ivoneide Bezerra quer descanso? Pelo contrário: ela não pensa em encerrar as atividades tão cedo: “para mim, eu entro na sala de aula todos os dias como se fosse o meu primeiro dia de aula. Eu gosto de dar aula. Não consigo me ver fazendo outra coisa”, revela.

Por meio de histórias reais como essa, fica fácil perceber como a docência é um dom que, quando descoberto, muda a vida não apenas de quem o descobriu, mas das pessoas ao seu redor. Hoje, dia 15 de outubro, Dia do Professor, o Campus Avançado Natal – Zona Leste parabeniza não apenas Ivoneide Bezerra, a criança sonhadora que realizou o sonho de ensinar, mas todos os professores e professoras que, apesar das dificuldades, passam o seu conhecimento adiante e transformam, com amor, o mundo que os cerca.

FELIZ DIA DO PROFESSOR!